mapa do site | Contato  
 
 
   
Todas as matérias:
 
 
 

Perfilor: soluções para coberturas e fechamentos em aço

Nas últimas décadas, a crescente necessidade de edificações com grandes vãos entre apoios e vigas gerou uma revolução na construção civil industrial. As estruturas ficaram mais esguias e foi necessário o desenvolvimento de produtos resistentes e ao mesmo tempo muito leves para cobrir estas áreas. Além disso, a indústria da construção passou a preferir materiais produzidos em linhas automatizadas, com garantia assegurada e com reduzido tempo de montagem.

As telhas de aço, feitas de chapa zincadas e coloridas em processos de pré-pintura, foram criadas e se tornaram uma excelente solução construtiva para atender este mercado. A fabricação automatizada (perfilação) aliada à facilidade de manuseio e montagem faz com que o sistema construtivo com telhas de aço torne o projeto economicamente viável e de alta qualidade.

As telhas de aço pré-pintadas permitem a criação de projetos industriais com fachadas arrojadas e com rigoroso planejamento arquitetônico de composição de cores. A descoberta de resinas extremamente flexíveis permite que o aço pré-pintado seja conformado sem que ocorram trincas, além de manter a tonalidade da cor uniforme por toda a extensão da superfície, assegurar grande resistência à corrosão e ao ataque de raios UV.

Em seus produtos, a Perfilor utiliza chapa de aço zincada por imersão a quente e pré-pintada em linhas contínuas de pintura de bobinas (sistema coil coating), nas quais a chapa é limpa, tratada e posteriormente protegida pela aplicação de um primer epóxi, seguido da pintura de acabamento, normalmente um poliéster. A Perfilor tem controle total sobre o processo de pré-pintura de suas chapas.

Também chamado de coil-coating, o processo de pré-pintura é o mais indicado para a fabricação de telhas e se tornou um padrão para o revestimento de chapas de aço em todo o mundo. A pré-pintura é realizada quando o aço ainda se encontra sob a forma de bobina, permitindo um rigoroso controle de camada de tinta e uniformidade de aplicação, impossíveis de serem obtidos nos outros processos.

Na fábrica da Perfilor, em Lorena/SP, a bobina já pintada é cortada e perfilada nas dimensões e formatos da telha especificada pelo cliente, assim como os arremates, garantindo que o acabamento final de todas as peças seja exatamente o mesmo. Testes em laboratório comprovam a durabilidade dos produtos Perfilor, o que proporciona a total manutenção do padrão estético de cor e vida útil superior, sem necessidade de repintura.

A Perfilor oferece assessoria técnica aos seus clientes logo nos primeiros contatos para que, após uma avaliação do projeto, seja possível recomendar o perfil mais adequado, a espessura da chapa de aço e quais acessórios devem se utilizados para garantir a harmonia e qualidade técnica do conjunto. Os técnicos da Perfilor estão ao lado do arquiteto e do construtor para detectar suas necessidades, sugerir as melhores opções e visitar o canteiro de obras durante a montagem, quando necessário.

Telhas
O processo de fabricação de telhas consiste em passar a bobina de aço (com revestimento metálico ou pré-pintada) por roletes que deformam a chapa de maneira controlada, fazendo com que ao final da perfilação a chapa esteja conformada em um perfil que pode ser ondulado, trapezoidal ou na forma de bandejas. A Perfilor produz sete modelos de perfis, utilizados em fechamentos e coberturas, que vão de 920mm até 1030mm de largura útil, nas cores padrão: branco, cinza claro, cinza metálico, bege, amarelo placa, vermelho fogo, azul céu, azul ultramarino, verde sinal ou outras cores solicitadas pelo cliente. Os perfis também podem ser produzidos com aço zincado ou aluzinco natural.
Novas exigências e projetos arrojados criaram a necessidade de se curvar as telhas para atender coberturas arqueadas, além de fachadas com cantos arredondados. A Perfilor desenvolveu os sistemas de multidobra, em que as telhas trapezoidais sofrem pequenos vincos nas transversais dos trapézios, fazendo com que formem um segmento de curva. O número de vincos e a distância entre eles determina o raio da curva e seu ângulo. As Telhas Curvas Perfilor são fabricadas sob medida para cada projeto.
Para montar as telhas na estrutura são utilizados fixadores auto perfurantes com arruelas de material especial que vedam o furo da fixação.

Sistemas
Coberturas de grandes extensões e pequenas inclinações são resolvidas com a segurança da Telha Zipada LR-ZIP 53 da Perfilor, de comprimento de até 60 m. O Sistema Zipado, de fixação com clipes deslizantes, dá liberdade à dilatação do material e fixa a telha na estrutura, sem perfuração da chapa.

Para se obter o máximo de conforto térmico e acústico nas edificações, o uso de mantas de lãs minerais, espumas de poliuretano rígido e sistemas com telhas perfuradas foram aperfeiçoados pelos técnicos da Perfilor, que utilizaram as pesquisas realizadas pela Haironville na França, onde se desenvolveu um centro de excelência no estudo do som.

A Perfilor desenvolveu o Sistema Acústico de cobertura ou fechamento duplo para isolamento de ruídos e absorção interna. No caso de absorção utilizam-se sistemas sanduíche onde a telha inferior (interna) possui determinada área perfurada e é preenchida internamente com camadas de lãs e vazios, que fazem com que as ondas sonoras penetrem pelos furos e sejam absorvidas não reverberando no ambiente. No caso de isolação acústica, há necessidade de massa metálica e vazios. As telhas externas do sanduíche passam a ter de 0, 95 a 1,25 mm de espessura, além do interior ser preenchido com lãs de alta densidade.

O Sistema Isolado com Lã Mineral é um dos mais adotados pela construção civil industrial devido ao seu baixo custo. Basicamente consiste em revestir a parte interna do edifício com lã, que isolará o calor que vem do exterior. A lã pode ser fixada na parte inferior da cobertura por sistemas especiais ou estar confinada entre duas telhas Perfilor, que normalmente são chamadas de telhas sanduíche de lã.

Utilizado em sub-coberturas e fachadas, o Sistema Cassete da Perfilor também pode ser montado com painel perfurado para isolamento acústico. O Cassete é um sistema de face "lisa" para fechamentos isolados ou coberturas duplas, autoportante até 5,5 m.

Extremamente resistente e com alta capacidade de isolamento térmico, o Termilor – painel térmico em espuma rígida de poliuretano –, permite uma maior conservação de energia em edificações. No Brasil, onde o sol está presente a maior parte do ano, o Termilor oferece condições de conforto em ambientes internos. Produzido pela Perfilor, o painel é composto por duas faces em aço pré-pintado – uma chapa lisa nervurada e uma trapezoidal, que são posicionadas em uma prensa especial. A espuma de poliuretano é distribuída na chapa por um moderno equipamento de espalhamento contínuo, que garante precisão no controle de densidade em toda a extensão do painel.

Fachadas planas de alto padrão, planicidade perfeita e instalação rápida compõem o Sistema Hairplan para fechamentos diferenciados. Sem fixações aparentes, o Hairplan é fabricado em aço galvanizado pré-pintado na espessura de 1 mm e fornecido com todos os arremates especiais de acabamento.

Utilizado a mais de 50 anos, o sistema de lajes com formas colaborantes tem se destacado em todo o mundo pela praticidade e economia. Para atender este mercado, a Perfilor fabrica o Polydeck 59 – sistema de forma colaborante para lajes mistas tipo "steel deck". O Polideck elimina qualquer escoramento durante a concretagem, liberando as áreas de imediato. O sistema também dispensa armadura positiva, o que diminui a mão-de-obra e otimiza prazos.

Além de toda a linha de produtos e sistemas, a Perfilor fabrica arremates sob medida e comercializa acessórios e vedações complementares. Todos os produtos têm garantia de qualidade e atendimento Perfilor.

Conclusão
Devemos levar em consideração a tecnologia envolvida na fabricação e a necessidade de controle de qualidade na montagem de telhas. É grande a diferença de uma cobertura bem acabada, com juntas de vedação e fixadores instalados dentro dos padrões e utilização de mão de obra treinada. A cobertura terá sua vida prolongada se forem realizadas manutenções preventivas, limpeza e inspeção periódica de pontos de oxidação, calhas e dutos.
É importante que se faça investimento em pessoal capacitado, não só na montagem mas na especificação do sistema de cobertura adequado a cada obra. A aplicação do material apropriado, revestimento correto e camada de pré-pintura específica será fator decisivo no resultado final da cobertura.
A especificação de um sistema não deve ser alterada, se determinado projeto prevê isolação acústica ou determinada cor de acabamento não deve ser modificado em detrimento a outras variáveis. O comportamento do sistema pode ser seriamente prejudicado e o resultado final ser desolador. Devemos lutar pela conscientização de que a especificação trabalhada em projeto seja executada em obra, evitando transtornos e utilização de paliativos emergenciais.

A Empresa
A Perfilor é uma empresa do grupo europeu Arcelor, criada em 2003 com a união da Haironville e da Perkrom, especialistas em coberturas de aço pré-pintado. Assim, a Perfilor disponibiliza para o mercado um completo portfólio de produtos e a mais avançada tecnologia em soluções para coberturas e fechamentos metálicos em aço.

 


Rua Alfredo Mário Pizzotti nº 97 - Vl. Guilherme - CEP:02060-040 - São Paulo - SP
Tel.: 11.3065.3400 | Fax.: 11.3065.3424 | e.mail: perfilor@perfilor.com.br

© 2003 | Perfilor | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Produzido por Carranca Design